A carne cultivada, também conhecida como carne celular ou carne de laboratório, é um avanço revolucionário na indústria alimentícia que visa oferecer uma alternativa sustentável.
Carne cultivada é um tipo de carne produzida a partir de células animais, sem a necessidade de abater animais. Este processo replica o crescimento natural do tecido muscular usando biotecnologia e técnicas de cultura celular.
A PRODUÇÃO
A produção de carne cultivada é um processo multidisciplinar complexo, que acontece em quatro etapas:
- Coleta de células: A primeira etapa é a coleta de células animais, que podem ser obtidas de diferentes fontes, como tecido muscular, gordura ou sangue.
- Cultivo de células: As células coletadas são cultivadas em biorreatores, onde são alimentadas com nutrientes e oxigênio.
- Diferenciação celular: As células cultivadas são diferenciadas em células musculares, que são as células que formam a carne.
- Estruturação: As células musculares diferenciadas são estruturadas em um produto que se assemelha à carne.
VANTAGENS
Considerando o crescimento populacional, a ideia da carne cultivada ganhou força, como alternativa na alimentação da população, uma vez que segundo estudos a atual produção de proteínas animais não seria capaz de alimentar a população mundial.
Entre outros argumentos e vantagens apresentadas para a desenvolvimento, pesquisa e futura produção da carne cultivada, temos:
- Sustentabilidade ambiental – requer menos recursos naturais, como água, terra e energia, do que a produção de carne tradicional;
- Bem-estar animal – não é necessário abater o animal;
- Redução de Doenças transmitidas por alimentos – A carne cultivada é produzida em condições controladas, o que reduz o risco de contaminação;
- Personalização da produção – escolher o % gordura, melhores características da carne.
DESAFIOS
É necessário ser realista e ter os pés no chão, a carne cultivada sofre com o elevado custo de produção e a consequente escalabilidade da produção/comercialização. Do ponto de vista regulatório no Brasil, a ANVISA ainda não publicou nenhum tipo de regulamentação sobre a produção e comercialização de carne cultivada.
Terá ainda o desafio da aceitação no mercado e pela sociedade.
Apesar dos desafios, a carne cultivada é uma tecnologia promissora que tem o potencial de transformar a indústria da carne. Várias empresas e instituições de pesquisa em todo o mundo estão investindo em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar a tecnologia da carne cultivada, em uma corrida para trazer o cultivo de carne à escala industrial, de modo que possa chegar ao prato do consumidor.
CONCLUSÃO
Olhando a pesquisa, o crescimento populacional, finalizo com as seguintes reflexões:
Será que produzir a carne cultivada em escala industrial ainda será sustentável, demandando menos recursos naturais, como a água?
Será que a Carne cultivada, mesmo que em escala industrial, conseguirá garantir a segurança alimentar?
Será que os animais sofrem tanto quanto os argumentos são utilizados, uma vez que olhando para as legislações temos inúmeras que tratam do Bem-estar Animal e vemos animais inclusive ouvindo Música clássica?
Em quantos anos, teremos a carne cultivada nas gôndolas do Brasil?
Espero que realmente, a pesquisa cresça e em breve tenhamos esses produtos nas gôndolas com um preço acessível com os argumentos certos para a população.