A pandemia de COVID-19 trouxe muitos desafios para os empreendedores do setor de panificação, mas também oportunidades. Segundo um estudo do Sebrae, baseado nos dados do CNPJ da Receita Federal, o número de padarias no Brasil aumentou de 240 mil para 295 mil entre 2019 e 2023, batendo um novo recorde. No entanto, isso não significa que todas as padarias estão prosperando. No primeiro semestre de 2023, 101 padarias fecharam as portas por dia, enquanto 154 abriram, resultando em um saldo positivo de 53 padarias por dia no comércio brasileiro.
Diante desse cenário competitivo, é essencial que as padarias se diferenciem pela qualidade dos seus produtos e serviços, além de garantir a segurança alimentar dos seus clientes. Para isso, é preciso seguir algumas boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos, que vão desde a escolha dos fornecedores até o atendimento ao consumidor final.
Neste artigo, vamos apresentar algumas dessas boas práticas e como elas podem ajudar a melhorar a qualidade das padarias na era da PÃODEMIA.
Boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos nas padarias
As padarias são estabelecimentos que trabalham com alimentos perecíveis e que demandam cuidados especiais na sua manipulação. Por isso, é importante seguir as normas sanitárias vigentes e as orientações dos órgãos competentes, como a Anvisa e o Ministério da Saúde. Algumas das boas práticas que devem ser adotadas nas padarias são:
- Higiene pessoal: lavar as mãos, cabelos presos, ausência de adornos, entre outros;
- Utilização de toucas, máscaras e aventais;
- Evitar a contaminação cruzada: alimento cru em contato com alimentos prontos para consumo;
- Cuidado com o armazenamento de alimentos seguindo a orientação do fabricante, com relação a conservação e validade;
- Controle de pragas;
- Higienização de ambientes, utensílios e equipamentos;
- Treinamento para funcionários.
Benefícios das boas práticas nas padarias
Seguir as boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos nas padarias traz diversos benefícios para os empreendedores do setor de panificação. Alguns desses benefícios são:
– Garantir a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes: os clientes estão cada vez mais exigentes e conscientes sobre a qualidade dos alimentos que consomem. Ao seguir as boas práticas, as padarias podem oferecer produtos frescos, saborosos e seguros para os seus clientes, fidelizando-os e aumentando as vendas.
– Cumprir com as exigências legais e evitar multas ou penalidades: as padarias estão sujeitas à fiscalização dos órgãos sanitários, que podem aplicar multas ou até mesmo interditar o estabelecimento em caso de irregularidades. Ao seguir as boas práticas, as padarias podem evitar esses problemas e manter o seu funcionamento regular.
– Prevenir doenças transmitidas por alimentos (DTAs): as DTAs são causadas pela ingestão de alimentos contaminados por microrganismos, toxinas ou substâncias químicas. As DTAs podem causar sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, febre, entre outros, podendo levar à desidratação, desnutrição ou até mesmo à morte. Ao seguir as boas práticas, as padarias podem prevenir as DTAs e proteger a saúde dos seus clientes e funcionários.
Conclusão
As padarias são estabelecimentos que fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros, que apreciam os seus produtos variados e deliciosos. No entanto, para se manterem competitivas e rentáveis na era da PÃODEMIA, as padarias devem investir na qualidade dos seus produtos e serviços, seguindo as boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos. Assim, elas podem garantir a segurança alimentar dos seus clientes, cumprir com as exigências legais e evitar multas ou penalidades, prevenir doenças transmitidas por alimentos e fidelizar os seus clientes.