A nova rotulagem nutricional, que entrou em vigor em 2022, tem como objetivo facilitar a compreensão dos consumidores sobre as informações nutricionais dos alimentos e bebidas. A principal mudança é a inclusão de um selo frontal que alerta sobre o excesso de nutrientes críticos, como açúcar, sódio e gorduras saturadas, que podem trazer riscos à saúde se consumidos em excesso.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo excessivo de açúcar, sódio e gorduras saturadas está associado a doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Essas doenças são responsáveis por 72% das mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o Rotulagem Nutricional Frontal (FOP) pode reduzir em até 9,6% o consumo desses nutrientes críticos pelos brasileiros. Além disso, o FOP pode estimular as empresas a reformularem seus produtos para reduzir os níveis desses nutrientes e evitar o alerta negativo na embalagem.
Essa mudança representa um desafio e uma oportunidade para as empresas do setor alimentício, que precisam se adaptar às novas regras e oferecer produtos mais saudáveis e transparentes aos consumidores. Para isso, é preciso investir em pesquisa e desenvolvimento, reformular receitas, adequar embalagens e rotulagens, capacitar equipes e comunicar os benefícios dos produtos de forma clara e eficaz. Segundo informações da Danone, após trabalhos para reformulação reduzindo açúcares, sódio e gordura, 98% dos seus produtos não terão a Rotulagem Nutricional Frontal.
A importância de estar pronto para atuar no segmento
Atuar no segmento da nova rotulagem nutricional significa estar alinhado com as tendências de consumo. Além de conhecer a legislação, e atendê-la na integra. É necessário saber:
- Calcular uma tabela nutricional;
- Saber como é feita a construção dela;
- Regras de formatação;
- Se haverá rotulagem nutricional frontal;
- Quais alegações poderei colocar no produto.
O conhecimento constante é necessário para o profissional e regulatórios / rotulagem.
Tem dúvidas com rotulagem? Não sabe por onde começar? A Conformitas possui cursos e mentorias. Entre em contato.
FONTE:
Danone anuncia que 98% de seus produtos não terão rotulagem frontal – SuperVarejo